Transplante é realizado, mas adolescente não resiste
Alvinópolis e região estão em estado de comoção pela morte de Iza Viana de Oliveira, 16. A jovem passou por um transplante de fígado na madrugada de ontem, 17, após esperar cinco dias por um doador. A cirurgia, que durou cerca de seis horas, teve início às 3h da manhã.
Embora o transplante tenha sido realizado com sucesso, o quadro clínico era considerado bastante delicado e ela teria que ficar em observação até a manhã de hoje, ou seja, 24 horas após a cirurgia, em coma induzido para avaliar a reação do organismo. Contudo, a jovem não resistiu à intervenção cirúrgica.
O coordenador de Transplante de Fígado do Hospital das Clínicas, Agnaldo Lima, explicou o caso de Iza, que teve hepatite fulminante, complicação de uma doença rara, a Doença de Wilson. Segundo ele, o portador já nasce com deficiência de cobre no organismo e a doença se manifesta na pessoa ainda jovem. Duas tias da adolescente morreram em decorrência do mesmo quadro clínico. Seu caso se desenrolou rapidamente entre o dia em que se sentiu mal, a espera pelo doador, a cirurgia e a morte. Foram oito dias de luta constante.
A família entrou em contato com o Bom Dia na noite de ontem antecipando agradecimentos, sensibilizada pelas inúmeras manifestações de amizade na torcida pela vida de Iza. O transplante chegou a ser veiculado nas TVs Alterosa e Record na manhã de ontem após a cirurgia, além dos vários jornais de Monlevade, região e da capital.
Velório
O corpo de Iza será velado hoje em Alvinópolis, porém, até o fechamento da edição a reportagem não conseguiu informações sobre horário e local do supultamento.
Fé e Esperança
Amigos e parentes fizeram uma corrente de fé, esperança e pensamento positivo para a recuperação de Iza. Na internet, em sua página do Orkut, até o começo da noite de ontem, mais de 440 recados cheios de carinho causaram muita emoção aos familiares. Várias pessoas, que sequer conheciam a adolescente, se uniram em oração à causa.
Quem viu a jovem entre a vida e a morte, teve momentos de imensurável alegria, quando na noite de terça-feira, surgiram dois possíveis doadores e, em seguida a cirurgia foi anunciada pelos médicos.
Os pais de Iza, emocionados, agradecem à família do doador e pedem ainda para que todos sejam doadores de órgãos, porque só quem passa pela triste experiência da espera é que sabe a dor e a angústia sofridas. "Seja consciente! Seja um doador! Doe vida!" é o recado deixado no Orkut de Iza pelas primas Letícia e Júlia Viana. Eles agradeceram ainda às manifestações dos amigos na internet e por telefone.
http://www.cidademais.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário