Chocolate...

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Quando o chocolate faz bem à saúde
Com este inverno rigoroso que passamos, muitas vezes o apelo por um chocolate balançou nossas convicções de emagrecimento.
Ao sucumbir ao primeiro pedaço, inicia-se um grande dilema."
- Não consigo parar no primeiro pedacinho, e depois que como em um dia, sinto falta no dia seguinte. "
Esta reação em cadeia provocada pelo chocolate pode ser explicada por uma série de substâncias químicas presentes no chocolate.
A teobromina é uma xantina ativadora do sistema nervoso central que estimula nossas atividades cerebrais, causando dependência química.
Outra substância encontrada é a feniletilamina, que é bastante similar a uma substância produzida por nossos neurotransmissores e que dá sensação de bem estar, é a mesma liberada pela atividade física. Ainda oferece alto teor de carboidratos que produz saciedade e tranqüiliza, pois facilita o transporte de triptofano (que também aparece no chocolate e no leite) no receptor para produzir serotonina, que é a substância responsável pelo bem estar e prazer.
Por todos estes motivos e por seu sabor inigualável o chocolate estabelece conosco uma relação bastante estreita.
Para algumas pessoas, o chocolate não chega a representar um grande problema.
Conseguem conviver bem com ele.
Aproveitam, deliciam-se, mas não se deixam contaminar.
Um, dois ou até três pedaços são suficientes para que a pessoa se sinta agraciada e consiga voltar a seu ritmo de alimentação.
Porém, algumas pessoas que são mais sensíveis ou estão vivendo um momento de estresse acabam buscando no chocolate a parceria para seus momentos de fragilidade.
Só que este parceiro traz consigo um alto teor de gordura e açúcar, o que se converte em energia em nosso corpo, que se não for gasta vai virar gordura.
Aceite um conselho se está em um momento delicado.
NÃO BUSQUE NO CHOCOLATE O SEU CONSOLO.
O preço é muito alto.
Atualmente o mercado está disponibilizando barras de chocolate com alto teor de cacau, baseado em estudos que mostram que o cacau apresenta alto teor de flavonóides, substâncias com um bom poder antioxidante (capaz de combater os responsáveis pelo envelhecimento de nossas células).
Os chocolates com alto teor de cacau são uma boa opção para aqueles que desejam comer um docinho e se preocupam com sua saúde.
Para quem está desejando emagrecer, estes chocolates são interessantes por conter menor teor de açúcar, não conter leite e oferecer em uma pequena quantidade um sabor bem pronunciado de cacau, satisfazendo a necessidade com menos quantidade.
Maribel - Nutricionista
www.maribel.com.br

0 comentários:

 
Blog da Daysabela. Design by Pocket
BlogBlogs.Com.Br Web Statistics Web Analytics