Transplantes...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Crianças e adolescentes passam a ter benefício na fila de transplantes

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta quarta-feira que jovens com menos de 18 anos passam a ter prioridade para receber órgãos de doadores da mesma faixa etária.
Ele ainda afirmou que a nova medida passa a ser válida devido à maior expectativa de vida desses pacientes. "Uma criança ou um adolescente tem a expectativa de vida mais ampliada.
Atendendo esses jovens você está, em tese, permitindo que esse ser viva mais 40, 50 ou 60 anos", disse Temporão, durante evento de divulgação do novo regulamento do SNT (Sistema Nacional de Transplantes). O ministério informou ainda que pretende incorporar ao trabalho do SUS (Sistema Único de Saúde) a cirurgia de retirada e o processamento de pele, que é uma ação inédita no sistema.
Segundo o ministério, o transplante de pele é indicado para tratar grandes queimaduras. Outra alteração nas normas é que, a partir de agora, pessoas que tenham alguma doença transmissível como hepatite C (exemplo) podem doar para pacientes que sofram da mesma enfermidade.
Segundo a coordenadora do SNT, Rosana Nothen, a meta é ampliar o número de doadores potenciais. "A ideia é agilizar e criar órgãos de assessoria técnica, distribuídos por todo o Brasil, para auxiliar os coordenadores hospitalares e os médicos na identificação e manejo adequado nos casos de morte encefálica, que é cada vez mais rara porque as pessoas se cuidam mais.
Temos que aperfeiçoar os procedimentos. Por isso, a doação de pessoas com o mesmo vírus do paciente", afirmou a especialista. Também estão previstos mecanismos de controle, como a exigência de que os pacientes mantenham suas fichas atualizadas na lista de transplantes, mostrando que estão em condições de receber o órgão ou tecido.
Um novo sistema informatizado permitirá que os pacientes consultem sua posição na lista de espera.
Até o final de 2010, o governo promete investir R$ 24,1 milhões com as mudanças.

0 comentários:

 
Blog da Daysabela. Design by Pocket
BlogBlogs.Com.Br Web Statistics Web Analytics